Início / Esgoto / Novo Rio Pinheiros

Novo Rio Pinheiros

 Em 2019, foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo o Programa Novo Rio Pinheiros, uma ação que conta com a forte participação da Sabesp e a atuação conjunta de órgãos e empresas estaduais, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente - SIMA, com o objetivo de devolver o Rio Pinheiros limpo à população até 2022. 

Para a Sabesp uma ação especial em reforço ao que vem sendo realizado pelo Projeto Tietê, que é a ampliação da infraestrutura necessária para esgotamento sanitário na Região Metropolitana de São Paulo. 

As ações são contratadas com base em performance, uma forma moderna de contratação de serviços que alinha incentivos para a empresa com o objetivo final: a melhoria da qualidade da água do córrego. Nesse modelo, a remuneração da empresa fica diretamente atrelada ao resultado: quanto melhor a qualidade da água, melhor será a compensação financeira. O total de novos imóveis conectados à rede também serão fatores de avaliação das metas. 

A bacia do rio Pinheiros é composta por 25 sub-bacias de seus córregos afluentes principais, das quais 9 estão completamente saneadas - Vila Hamburguesa, Boaçava, Bellini, Alto de Pinheiros, 9 de Julho, Sapateiro, Uberaba, Traição e Chácara Santo Antônio.

Pelo programa, estão sendo executados 16 contratos para ampliar e otimizar a coleta de esgotos e transporte para a Estação de Tratamento de Esgotos Barueri, nas demais sub-bacias:  CT Pirajuçara/Joaquim Cachoeira; Morumbi/Jardim Tramontano; Corujas/Rebouças; Aterrado/Zavuvus; Pedreira/Olaria; Ribeirão Jaguaré; Cidade Jardim/Morumbi; Águas Espraiadas; Alto Pirajussara; Baixo Pirajussara; Pirajussara-Poá/Taboão da Serra; Baixo Pirajussara/Antonico; Cachoeira/Morro do "S"; Cordeiro; Pouso Alegre/Santo Amaro/Poli e Ponte Baixa/Socorro.

Resultados 

 

Até fevereiro de 2021, último balanço disponível, o programa já alcança 239 mil imóveis ligados à rede, ou 43% da meta total a ser atingida até fim de 2022. Isso quer dizer que 690 mil pessoas passaram a ter acesso à infraestrutura de saneamento.

Sociedade

Para a efetiva revitalização do rio, é imperativo o engajamento eftivo da população, seja para se conectar à rede de esgoto já existente, seja para dar o descarte adequado ao seu lixo, pois se jogado na rua, o caminho natural é desaguar nos córregos, contribuindo para o quadro de poluição. 

O Novo Rio Pinheiros inclui várias ações para o engajamento da sociedade, desde as pessoas que moram nas áreas informais e que serão afetadas diretamente pelas obras e melhorias, até grandes empresas, passando por ONGs, universidades e outras instituições. A conscientização a respeito do correto descarte do lixo e da importância de as pessoas ligarem seus imóveis na rede coletora de esgoto são pontos fundamentais para a despoluição. 

Juntos, vamos vencer esses desafios.

 Saiba mais sobre as ações de todas as empresas envolvidas no programa Novo Rio Pinheiros


 

Confira a playlist completa com todos os vídeos do Programa

 

 

 Veja os relatórios de avaliação ambiental e social e plano de gestão ambiental e social - Etapa IV

 

marcador Empreendimento A

marcador Empreendimento B

marcador Empreendimento C

marcador Empreendimento D

marcador Plano para realização de consulta comunitária

marcador Planos de gestão social e ambiental

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM A COMUNIDADE

Confira datas e locais

 

 

LICITAÇÕES

Confira as licitações previstas para as unidades recuperadoras em áreas informais que integram o programa do Novo Rio Pinheiros

Licitação Sabesp 05168/19

marcador  Contratação Integrada para a Implantação de Unidades Recuperadoras da Qualidade das Águas em áreas informais – URQ Chachoeira e URQ Água Espraiada, integrantes do Programa Novo Rio Pinheiros


Licitação Sabesp 05167/19

marcador  Contratação Integrada para a Implantação de Unidades Recuperadoras da Qualidade das Águas em áreas informais - URQ Pirajussara, integrante do Programa Novo Rio Pinheiros

 

 

NA MÍDIA

Governo conclui etapa de despoluição do Pinheiros (PDF)

Clique nas imagens para ampliar: