Início / Meio Ambiente / Sala de aula / Ciclo da Água

Ciclo da Água

A água é conhecida quimicamente como H2O. Sua quantidade é sempre a mesma e o seu ciclo é chamado de hidrológico 

Na natureza, o ritmo destas transformações é conhecido como “O Ciclo da Água”. Tudo se inicia durante a evaporação das águas presentes nos rios, reservatórios, mares e até das plantas, por causa da elevação de temperatura provocada pela energia solar (raios solares ou mormaço). O vapor d'água resultante deste processo é que forma as nuvens, que por sua vez dão origem às chuvas que banham e alimentam os rios e a terra.

E seus estados físicos?

Na atmosfera a água se encontra no estado gasoso, resultado do processo de evaporação de todas as superfícies úmidas do planeta. 

Nos mares, rios, lagos e até no subsolo (nos lugares conhecidos como lençóis freáticos) a água se apresenta no estado líquido, que é a sua forma mais usual e conhecida. 

E finalmente, para completar, também encontramos a água no estado sólido, em grandes quantidades nas regiões frias do planeta, como os pólos e nas grandes altitudes. Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água pode se precipitar em estado líquido, em forma de chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.  

Vamos às atividades?