Início / Institucional / Prêmios / Prêmios

Prêmios

 Prêmio BID Femsa 2020 para a Sabesp, única ganhadora da categoria “Gestão Empresarial para a Inovação”, dedicada ao reconhecimento de empresas de água, saneamento e gestão de resíduos sólidos com trajetória inovadora. Com o reconhecimento, a Sabesp entra na categoria “all stars”, um grupo seleto de empresas com as quais o BID pretende coordenar ações estratégicas no tema de sua categoria, com alcance nacional e regional.

 Troféu Transparência Anefac-Fipecafi-Serasa 2020 – categoria Empresas de Capital Aberto com Receita Líquida acima de R$ 8 bilhões, concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Serasa Experian, que reconheceram as demonstrações financeiras da Sabesp como sendo uma das dez mais transparentes do Brasil.

 Prêmio “Melhores & Maiores”, categoria Infraestrutura, concedido pela Revista Exame, que coloca a companhia na liderança do setor e na lista das principais empresas do país. 

 Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão PPQG 2020, promovido pelo Instituto Paulista de Qualidade da Gestão (Ipeg): 

Nível II - As Melhores em Gestão em São Paulo - Medalhão Ouro, para a Superintendência de Gestão de Empreendimentos da Metropolitana e UGR São Mateus.

Nível II - As Melhores em Gestão em São Paulo - Medalhão Prata, para a Superintendência de Manutenção Estratégica 

Nível I - As Melhores em Gestão em São Paulo - Medalhão Bronze, para a Diretoria de Sistemas.

MIG Clássico - Mérito de Inovação em Gestão, para o Departamento de Recursos Hídricos, com o case “CCM Centro de Controle dos Mananciais - Um Novo Olhar para a Segurança Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo”.

MIG Superação - Mérito de Inovação em Gestão, para o Departamento de Serviços Administrativos Integrados, com o case “Modelo de CSC associado ao enfrentamento de crises”; e para o Departamento de Engenharia  de Operação  com o case “Fórum Água – Integração e Resultado”; e para a UGR Tamanduateí  com o case “A assunção do município de Santo André, o plano de 100 dias: utilização de metodologias ágeis para planejamento de ações para superação da crise em curto prazo”.

 Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2020, concedido pelo Comitê Nacional da Qualidade (CNQA) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes): 

AMEGSA Nível I – Troféu Quíron Bronze, para a Diretoria de Sistemas Regionais, com o case “Compromisso com a excelência”. No mesmo nível, porém como na área de apoio, a Diretoria de Gestão Corporativa também levou o Quíron Bronze

AMEGSA Nível II - Troféu Quíron Ouro, conquistado pela Superintendência de Gestão de Empreendimentos da Metropolitana, como área de apoio com o case “Rumo à excelência”; e pela Unidade de Gerenciamento Regional Jardins como operadora de saneamento.

AMEGSA Nível III - Troféu Quíron Platina para a Unidade de Negócio de Tratamento de Esgoto da Metropolitana  e Unidade de Gerenciamento Regional São Miguel Paulista 

AMEGSA Nível III - Troféu Quíron Diamante para a Unidade de Negócio de Produção de Água da Metropolitana  e Unidade de Gerenciamento Regional Ipiranga.

 Inovação em da Gestão em no Saneamento Ambiental (IGS), categoria Transformação Digital, para o Departamento de Desenvolvimento e Gestão da Metropolitana (MPD), com o case "Desmaterialização de documentos e assinatura eletrônica no processo de licitação e contratação". 

 Inovação em Gestão no Saneamento Ambiental (IGS), categoria Gestão Avançada, para o Departamento de Recursos Hídricos Metropolitanos (MAR), com o case "CCM - Centro de Controle de Mananciais: Um novo olhar para a segurança hídrica na Região Metropolitana de São Paulo".

 Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental (PEOS), categoria Gestão de Perdas de Água, para a Divisão de Controle de Perdas Centro  com o case "Fórum Água: Integração e resultado".

 Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental (PEOS), categoria Gestão de Eficiência Energética, para a Unidade de Negócio de Produção da Água , com o case "Programa de Eficiência Energética da Diretoria Metropolitana".

 Selo Bronze de “Empresa Amiga da Justiça”, pelos cinco anos de participação no programa do Tribunal de Justiça de São Paulo, que tem como objetivo construir soluções conjuntas para o problema da litigiosidade envolvendo o Poder Judiciário, as instituições da área jurisdicional e o setor produtivo.

 Seleção de Empresas com Ações ESG, Sabesp foi listada em relatório elaborado pela BB Investimentos, o braço de investimentos do Banco do Brasil, ficando entre as 11 empresas com ações em bolsa que mantêm gestões responsáveis do ponto de vista social, ambiental e de governança. É também a única empresa de capital misto.

 Certificação ISO 14001, Estação de Tratamento de Água Vargem Grande foi recomendada para a certificação pela Fundação Vanzolini, após uma criteriosa auditoria. Integrante do Sistema Produtor São Lourenço, a estação foi construída considerando os princípios da sustentabilidade, com técnicas e estratégias destinadas a reduzir os impactos negativos e potencializar os positivos, otimizando a utilização dos materiais e recursos. Além disso, o projeto arquitetônico da ETA levou em conta aspectos como a gestão eficiente da água e a eficiência energética.

 Prêmio Valor 1000, categoria "água e saneamento", concedido pelo Jornal Valor Econômico à Sabesp, campeã nos anos de 2020, 2019, 2018, 2016, 2014, 2012, 2011, 2007, 2006, 2004, 2001, o que a levou a ser uma das duas organizações que mais venceram.

 Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, categoria 'serviços públicos', concedido pela Revista Consumidor Moderno à Central de Atendimento da Diretoria de Sistemas Regionais (R), campeã pela oitava vez na premiação.

 “Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis”, desenvolvido pelo Instituto Ethos, o foco do estudo foi Integridade Organizacional e o trabalho da Sabesp no Combate à Corrupção e Fraude.

 Pesquisa “Viver em São Paulo: Qualidade de Vida”, da Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, mostra a Sabesp como a segunda empresa em que os paulistanos mais confiam.

 Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Destaque a Municípios”, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, que premiou o município de Fernandópolis, operado pela Sabesp, como cidade reconhecida pelos bons indicadores no quesito abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos.