Início / Professores e estudantes / Água / Água no planeta

Água no planeta

O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra (continentes e ilhas). Fica bem mais fácil entender isso olhando no globo terrestre: toda a parte em azul representa a água, enquanto que a parte em marrom representa a terra.
 

 


 
Vamos imaginar que toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro. Se tirássemos toda a água salgada, a porção de água doce seria suficiente apenas para encher um copinho de café. Só que a porção de água doce disponível para consumo direto não representa mais do que algumas gotinhas retiradas deste copinho. Pouco, não é?
 
A água apropriada para o consumo humano é a doce. E ela representa apenas 2,5% do total de águas do mundo (os outros 97,5% são água salgada, disposta em mares e oceanos). A distribuição da água doce do planeta se dá dessa maneira:
 
marcador 0,3% nos rios e lagos.
marcador 68,9% nos pólos, geleiras e icebergs.
marcador 29,9% em leitos subterrâneos.
marcador 0,9% outros.
 


 
A água doce disponível no planeta se apresenta cada vez mais insuficiente para matar a sede da humanidade. Os brasileiros até que são privilegiados, já que detém em seu território 13,7% da água doce do mundo. Deste total, 80% estão nos rios da Amazônia. São Paulo abriga 1,6% de toda essa fatia brasileira.

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias