Início / Professores e estudantes / Água / Ciclo da água

Ciclo da água

A água surgiu no planeta Terra há bilhões de anos. Ela é conhecida quimicamente como H2O e o seu ciclo é chamado de hidrológico.

Ela pode assumir três estados físicos. Na atmosfera a água se encontra no estado gasoso, resultado do processo de evaporação de todas as superfícies úmidas do planeta. Nos mares, rios, lagos e até no subsolo (nos lugares conhecidos como lençóis freáticos) a água se apresenta no estado líquido, que é a sua forma mais usual e conhecida. E finalmente, para completar, também encontramos a água no estado sólido, em grandes quantidades nas regiões frias do planeta, como os pólos e nas grandes altitudes.

Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água pode se precipitar em estado líquido, em forma de chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo. Em casa, todos os dias, o homem faz com que a água também mude de fases. Ao fervê-la para fazer comida, ela muda do estado líquido para o gasoso. No banho quente também há transformação de parte da água em vapor. Ao colocar água em estado líquido em cubas de gelo no freezer, também se promove uma mudança, desta vez para o estado sólido.

Na natureza, o ritmo destas transformações é conhecido como “O Ciclo da Água”. Tudo se inicia durante a evaporação das águas presentes nos rios, reservatórios, mares e até das plantas, por causa da elevação de temperatura provocada pela energia solar (raios solares, mormaço, etc.). O vapor d'água resultante deste processo é que forma as nuvens, que por sua vez dão origem às chuvas que banham e alimentam os rios e a terra.

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Agência de Notícias

Agência de Notícias