
Na quarta-feira (23/2), Jade alertou as sisters Larissa e Laís, que faziam até hidratação no cabelo com o chuveiro aberto – é bom lembrar que o consumo de água na big casa é limitado.
Adotar o consumo consciente de água é uma atitude sustentável, que ajuda o meio ambiente e preserva os recursos hídricos. Por isso, a Sabesp dá dicas sobre como usar a água de forma racional. E, também, o quanto de economia é gerada. Vamos aos exemplos.
O banho é a atividade do dia a dia que mais leva ao desperdício. Tome banhos curtos, com 5 minutos de duração, mantendo o registro fechado ao se ensaboar. A economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento).
Na hora de acionar a válvula de descarga, não aperte mais tempo que o necessário. O gasto é de 10 a 14 litros de água em 6 segundos (lembrando que vaso sanitário não é lixeira; evite entupimentos e vazamentos nos canos).
Outros pontos são o momento de escovar os dentes ou fazer a barba. Mantenha sempre a torneira fechada.
Ao sair do banheiro, não esqueça de verificar se a torneira está bem fechada, pois uma torneira gotejando desperdiça 40 litros/dia. Já com um filete de água correndo, o desperdício é de 130 litros/dia.