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Sabesp moderniza atendimento ao cliente com nova Central de Relacionamento em Itapetininga

 06/05/2022 às 16:30

Prédio da nova central de atendimento da Sabesp em Itapetininga

Com o objetivo de promover a inovação no atendimento aos clientes por meio de novas tecnologias, a Sabesp inaugurou nesta sexta-feira (6/5) a sua nova Central de Relacionamento com o Cliente, em Itapetininga. Os investimentos nessa nova unidade e os realizados pela empresa na região chegam a cerca de R$ 320 milhões. 

“É uma alegria estarmos hoje aqui realizando um sonho do início da nossa gestão na Sabesp. No sentido de dar eficiência no atendimento ao cliente, trouxemos aqui para Itapetininga nosso call center totalmente modernizado e equipado. São 700 empregos gerados diretamente para Itapetininga e região. Com um investimento de R$ 137 milhões para chegarmos nesse nível de eficiência. Agradeço muito por estar nesse governo para poder servir a população”, destacou Benedito Braga.

A nova central vai atender os consumidores de todos os 375 municípios operados pela Sabesp no Estado de São Paulo – mais de 28 milhões de pessoas – e oferecer inovações, como o atendimento por videoconferência. Foram investidos R$ 137 milhões. Só em Itapetininga serão gerados aproximadamente 700 novos empregos diretos. A unidade está totalmente interligada à primeira central já existente na Capital, no bairro de Pinheiros (zona oeste). Ela está equipada para iniciar os atendimentos em 1º/6.

A unidade traz um conceito de modernização e tecnologia, para proporcionar uma jornada fluida no relacionamento com o cliente. Dentre as inovações, está o “Sabesp ao Vivo” (atendimento por vídeo), por meio do qual o cliente poderá resolver as mesmas solicitações que faz nos postos de atendimento presencial, mas com maior comodidade, sem precisar se deslocar, simplesmente acessando pelo computador ou pelo celular com conexão à internet. Por meio de um link, ele vai se conectar por vídeo com um atendente da Sabesp, de qualquer lugar que esteja.

Também está em construção a Plataforma de Omnichannel, que contará com diversas ferramentas integradas para mapear a jornada do cliente a fim de atendê-lo com excelência no canal de sua preferência, seja digital, telefônico ou presencial. 

A Companhia tem investido fortemente em digitalização, com simplificação de processos e eliminando burocracias, de forma a disponibilizar ao cliente maior conforto e segurança ao se relacionar com a Sabesp. Exemplo disso é o atendimento por WhatsApp, cujo lançamento deve acontecer no mês  de junho. Os serviços digitais são totalmente automatizados e funcionam 24h por dia, 7 dias por semana.

Na nova Central de Relacionamento, o cliente pode ser atendido para obter informações de débito, segunda via da fatura, informação de falta de água, vazamentos de água e esgoto e qualidade de água. Outros serviços, como informar conta paga e negociação de débitos, devem ser disponibilizados ainda em 2022. 

inovação e desempenho

A contratação de funcionários para a unidade também foi concebida com grande inovação para o setor: pagamento por “speaking time” (minuto falado) e por performance. Toda a gestão estará focada em acompanhar os resultados dos indicadores de qualidade de atendimento, quantidade de chamadas recebidas, solução no primeiro contato, entre outros importantes indicadores. A finalidade é elevar ainda mais a qualidade no relacionamento com o cliente. 

Como próximas etapas, o projeto prevê a implantação de uma Célula de Data Driven (estudo dos dados para análise e tomada de decisão) com uma equipe de Data Science (“ciência de dados”). Essa iniciativa trará ainda mais inovação e otimização na experiência do cliente com a Sabesp, de forma que as necessidades do cliente sejam antecipadamente atendidas. 

A Nova Central de Atendimento continuará a funcionar pelo telefone 0800-0550195 e 195, com ligações gratuitas. 

A Sabesp oferece ainda outros canais para o cliente resolver diversas questões sem sair de casa. Serviços como parcelamentos e revisão de contas, que representam 70% dos atendimentos presenciais, podem ser feitos pela Agência Virtual, disponível no site www.sabesp.com.br. Na plataforma, está disponível de forma rápida e fácil o acesso ao parcelamento de contas em atraso, segunda via de conta, cópia do código de barras para quitar o débito via app bancário, confirmação de pagamento, reparcelamento de contas atrasadas, comunicação de falta d’água e aviso de vazamentos e novos pedidos de ligação de água e esgoto, por exemplo.

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