Tapiraí entrou para a história do saneamento ambiental no Brasil, há 25 anos, como lugar pioneiro no país a abastecer seus moradores com água tratada de forma totalmente automática.
Escolhida em 1995 para receber o projeto-piloto de automação de sistemas produtores de água da Sabesp, Tapiraí ganhou a prerrogativa de inaugurar, no final do ano seguinte, a primeira estação de tratamento de água inteligente do país.
Até então habituada a ser passagem de viajantes a caminho do litoral sul e acolher quase exclusivamente ecoturistas interessados em se aventurar por trilhas na mata exuberante, observar pássaros raros e apreciar suas belas cachoeiras, a cidade viria a conhecer um outro tipo de turismo.
Por vários meses seguidos, Tapiraí esteve na mira de técnicos brasileiros e estrangeiros,que movimentaram o município de oito mil habitantes com sucessivas visitas de pesquisa e negócios.
Alemães, ingleses, cubanos, estadunidenses, argentinos, desde profissionais e pesquisadores das áreas de saneamento e automação a fabricantes e distribuidores de aparelhos, todos queriam ver de perto a performance da tecnologia implementada na única estação automática de tratamento de água do Brasil.
Viaje conosco nesta história e conheça um pouco mais sobre o Vale do Ribeira e o livro comemorativo dos 25 anos do Aqualog, tecnologia e inovação criada e desenvolvida pelos técnicos da Sabesp.