Notícias

Governador divulga artigo sobre 40 anos da Sabesp

 10/12/2013 às 10:00

Ponte PênsilNo final de 1973 a Sabesp assumia as atividades em São Paulo. Quatro décadas depois, celebramos uma trajetória de avanços que posicionam o estado entre os mais bem colocados no ranking do saneamento brasileiro.
 
Isso significa fornecer água a 28 milhões de paulistas de 365 municípios, coletar 83% do esgoto e tratar 77% dessa carga poluidora. Vamos atingir, em 2014, a universalização nas sedes das cidades do interior e, até 2020, no litoral e Grande São Paulo. Estamos próximos de um feito inédito no pais.
 
Em pleno século 21, a falta de saneamento aprofunda o fosso entre o Brasil dos discursos oficiais e o Brasil real, onde metade do esgoto não é coletada e pouco mais de 30% disso recebe tratamento. Há quatro décadas, São Paulo decidiu não fazer parte deste cenário.
 
Criada no governo Laudo Natel, um dos períodos mais importantes teve início em 1995, com o empenho do governador Mário Covas pelo reequilíbrio financeiro e criação das unidades por bacias hidrográficas, aproximando as bases de operação dos clientes.
 
Estação GuaraúOutro capítulo marcante, do qual participei, em 2002, foi a entrada no novo mercado, exigindo maior transparência, governança corporativa e eficiência operacional, resultando em mais capacidade de investimentos e geração de benefícios para a sociedade e seus acionistas, muitos dos quais fundos de pensão e poupadores individuais.
 
Em 2007, as estratégias direcionadas à universalização consolidaram nova fase.
 
O índice da mortalidade infantil caiu 62% em 20 anos, o que diz muito dos avanços no saneamento. A sensibilidade socioambiental também está presente em programas como o Onda Limpa, a maior ação de saneamento do litoral brasileiro.
 
Com o Se Liga na Rede, estamos conectando gratuitamente as casas de 192 mil famílias às tubulações de esgoto. Rios voltaram a ter vida e o Projeto Tietê já reduziu a poluição em mais de 160 km.  Parabéns à família sabespiana e aos paulistas, afinal a Sabesp é patrimônio de todos.

Este conteúdo te ajudou?
7 0
Compartilhe Imprima

Buscar em Noticias


Por data: de:   dd/mm/aaaa

até:  dd/mm/aaaa

Sabesp na sua região

Digite o nome do município onde você mora e conheça o trabalho que a Sabesp faz nessa região.

Simuldor de consumo