
A praça Portugal, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo recebeu benfeitorias que, além de embelezar o espaço, trazem uma reflexão sobre o papel da população no processo de revitalização do Rio Pinheiros.
A ação intitulada Caminhos da Natureza, é de autoria do Consórcio Coletor Pinheiros, composto pelas empresas Trail, Augusto Velloso e VAD Engenharia, contratada pela Sabesp para realizar a ampliação da capacidade de coleta das redes de esgotos e melhoria operacional nas bacias dos córregos Corujas e Verde. As obras de infraestrutura estão localizadas sobretudo na rua Butantã, rua dos Pinheiros e avenida Brigadeiro Faria Lima.
O projeto visa estimular a conscientização sobre a parcela de responsabilidade no processo de revitalização do rio e preservação das redes implantadas.
Na praça Portugal, a intervenção consistiu em sensibilizar a população sobre os prejuízos que os rios amargam com ações muitas vezes feitas de forma automática, como o descarte de lixo de forma incorreta. Bitucas de cigarros e embalagens de alimentos foram identificados como os principais resíduos que são levados às galerias de águas pluviais devido ao descarte incorreto, ocasionando entupimentos ou o encaminhamento ao rio Pinheiros.
Pensando em aproximar estas redes, muitas vezes ignoradas ou esquecidas pela população, foram realizadas pinturas nas tampas das bocas-de-lobo com a inscrição “O Rio Pinheiros Começa aqui, não jogue lixo”, como forma de identificar os córregos e galerias pluviais que deságuam no rio. A partir desta identificação, é esperada a redução do descarte inadequado dos materiais.
Foram instaladas placas de identificação das espécies arbóreas na praça. Cerca de 10 espécies agora podem ser conhecidas por moradores e trabalhadores da região.
As intervenções podem ser conferidas de perto. A praça Portugal fica localizada no encontro das avenidas Henrique Schaumann e Rebouças, e a cerca de 2km da Marginal Pinheiros.


