A fim de integrar e debater pautas com a população, a Prefeitura de São Paulo realizará nos dias 7 e 8 de outubro a “Pré-COP 26”, uma conferência internacional que irá discutir os principais assuntos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) em novembro.
Com abertura da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e da vice-prefeita de Meio Ambiente e Energia de Londres, Shirley Rodrigues, a conferência tem presença confirmada de autoridades dos municípios de Recife (PE), Manaus (AM) e Rio Branco (AC), além de especialistas nos temas como o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Pinheiro Pedro, e o Diretor de Conhecimento da SOS Mata Atlântica, Luís Fernando.
A crise climática é o maior um dos maiores desafios enfrentados atualmente: alterações bruscas de temperatura, águas dos oceanos quentes mais quentes, geleiras derretendo mais rápido que o previsto, fenômenos naturais como furacões, tempestades e ondas de calor mais intensas. Além de problemas relacionados a mobilidade urbana e saneamento básico, que afetam diariamente o cotidiano da população.
Embora esses efeitos sejam notados, os principais motivos e as resoluções que estão sendo pautadas no poder público ainda são desconhecidas ou discutidas de maneira distante principalmente com os moradores de periferias.
Entre os tópicos do evento estão: a transição para um modelo de transporte com zero emissão de carbono, gestão de resíduos, educação ambiental, transformação verde da economia e um painel especial com comissões legislativas do meio ambiente que falarão sobre as resoluções que estão sendo pensadas pelos poderes legislativos.
O evento acontecerá, em formato híbrido, no Auditório do 7° andar da Prefeitura, e por meio das redes sociais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e através do Youtube (https://bit.ly/3kGFxAW).
Aos interessados em participar virtualmente e receber certificado basta preencher o formulário no link: https://bit.ly/39RkyVE
São Paulo Capital Verde
Por meio da SMRI, a cidade de São Paulo integra ações e projetos internacionais em parceria com as demais pastas municipais e empresas públicas. Dialoga, também, com o corpo consular e embaixadas na capital paulista, organismos internacionais, Redes de Cidades, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e universidades.
A Prefeitura de São Paulo possui diversas parcerias como ICLEI - Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade, a C40, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Fundação Ellen MacArthur. As relações internacionais da capital paulista visam consolidar o município como uma Capital Verde e contraponto ao negacionismo.
Para o evento, alguns materiais impressos será ecologicamente correto como s flayers e crachás feitos de reciclável como bitucas de cigarro. Os participantes da modalidade presencial receberão uma ecobag personalizada e um vaso de coco com adubo e sementes.
O vaso é produzido pela iniciativa “Artesanato Sustentável com o Bagaço da Cana e do Coco”. As etapas para a produção consistem na triagem, trituração do coco e da cana, manuseio, criação, modelagem, confecção, acabamento das peças ornamentais e compostagem.
Sobre a COP26
Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.
PROGRAMAÇÃO
1º DIA – 7 DE OUTUBRO
10h - Welcome coffe
10h30 - Abertura com prefeito Ricardo Nunes
11h - painel 1 - Politica ambiental da cidade
11h30 - painel 2 - Plano climático
13h30 - painel 3 - Mobilidade urbana
14h - painel 4 - Mobilidade urbana
14h30 - painel 5 - Saneamento básico
15h30 - painel 6 - Sustentabilidade
16h - painel 7 - Resiliência urbana
2° DIA – 8 DE OUTUBRO
10h - Welcome coffe
10h30 - painel 8 - CB 27 (capitais brasileiras buscando soluções para os desafios ambientais)
11h - painel 9 - CB 27 (capitais brasileiras buscando soluções para os desafios ambientais)
11h30 - painel 10 Educação ambiental
13h30 - painel 11 Infraestrutura urbana
14h - painel 12 - Infraestrutura urbana
14h30 - painel 13 - Gestão de resíduos
15h30 - painel 14 Projetos e ações sobre o meio ambiente no Poder Legislativo
16h - Encerramento